quarta-feira, 30 de março de 2011

O que faz um jogo ser um sucesso ou leva-lo ao fracasso?

Esta é realmente um pergunta difícil de responder, pois envolve muitos aspectos diferentes. Neste tutorial, vamos ver alguns desses aspectos, na esperança de que vai ajudar você a criar jogos melhores. Este tutorial é um resumo do tutorial escrito por Mark Overmars.

O que é um jogo?
Antes de falar sobre bons jogos você deve saber o que um jogo é em primeiro lugar. Há uma quantidade surpreendente de discussões sobre esta questão e há muitas definições diferentes. É mais fácil dizer o que um jogo não é.

Um jogo não é um filme (OH RLY?)
Isto é bastante óbvio, mas por quê? Que elementos dos jogos estão faltando nos filmes? A principal diferença é que não há participação ativa do espectador em um filme. O espectador não tem controle sobre o filme e não pode tomar decisões que influenciam o resultado do filme. Além disso, o resultado final do filme é fixo (embora o espectador não pôde sabê-lo). Este é um aspecto crucial de filmes e peças teatrais. Nos jogos, o oposto é verdadeiro. As pessoas não gostam quando o resultado de um jogo é fixo. Elas querem influenciar o resultado. Elas querem estar no controle.

Um brinquedo não é um jogo
Você brinca com um brinquedo, mas não brinca com um jogo. Você joga o jogo. Alguns jogos chegam bem perto de serem um brinquedo. Um briquedo não tem objetivos predefinidos, você tem que cria-los por conta própria. Por exemplo, em The Sims não há objetivos claramente definidos. Você pode ter sua própria família e criar seus próprios objetivos (como criar a família mais bonitinha), mas não há realmente uma noção de ganhar o jogo. Você pode adicionar essa noção por si só (criando uma meta pra você), mas isso não será um fim natural. Mas claro, não há nada de errado em criar brinquedos interativos de computador.

Um quebra-cabeça não é um jogo
Este é mais difícil. É evidente que muitos jogos contêm elementos de quebra-cabeça. Mas um quebra-cabeça é estático, enquanto que um jogo é dinâmico e mudanças irão ocorrer enquanto jogá-lo. Um jogo pode ser jogado uma e outras vezes e há diferentes estratégias que levam ao sucesso.

Então, o que é um jogo? Aqui está uma definição possível:
Um jogo é uma atividade (vamos dizer assim) em que um ou mais jogadores tomam decisões através do controle de objetos do jogo e de recursos, em busca de um objetivo.
Note que a definição não fala sobre gráficos ou efeitos sonoros (no caso de jogos de computador). Tais aspectos, obviamente, desempenham um papel importante para torna-los jogos atraentes, mas não são os aspectos essenciais dos jogos. Vejamos os ingredientes diferentes da definição em alguns detalhes. Focando sempre nos jogos de video game e computador.

Um jogo de computador é um software
Esta situação torna bastante diferente de outros jogos . Por exemplo, jogos de tabuleiro ou esportes. Ela tira um pouco da diversão dos jogos. Não há peças para se movimentar e não há satisfação física (Embora o Nitendo Wii e o Kinect estão mostrando o contrário). Também os aspectos sociais são menos importantes, embora os MMOs criaram uma nova forma de interação social. Mas nós ficamos um pouco em troca. Um software pode se adaptar muito melhor aos jogadores. A maioria dos jogos de computador têm um elemento em tempo real que não está presente em jogos de tabuleiro. O jogo continua mesmo quando os jogadores não fazem nada. Isso pode levar a emoção maior e uma melhor sensação de presença no mundo do jogo. Jogos de computador também podem se adaptar aos jogadores tornando-o satisfatório para jogadores muito diferentes, tanto para iniciantes ou veterandos. A possibilidade de ter adversários controlados pelo computador adiciona muitos novos desafios. Os jogos de computador também podem ser mais complexos, porque o próprio jogo pode ajudar os jogadores a entender os diferentes aspectos e ensinar o jogador a jogar. Finalmente, os jogos de computador podem criar um ambiente mais envolvente, adicionando gráficos maravilhosos, músicas e cenas cortadas.

Um jogo de computador tem jogadores
Isto é bastante óbvio. Um jogo não é algo para assistir. Você deve estar envolvido em um jogo. Não subestime a importância do jogador. Game designers iniciantes geralmente se esquece que você faz não o jogo para si, mas para as pessoas que estão indo jogar. Assim, você sempre tem que pensar em quem eles são. Um jogo para crianças deve ser bastante diferente de um jogo para adultos. Você precisa escolher o público correto. Jogos ruins são frequentemente escritos para o público errado. Por exemplo, alguns simuladores tentam reproduzir todos os controles possivel, tornando o jogo mais realista. Mas para jogadores que só querem se divertir, isso se torna irritante.

Jogar um jogo é tomar decisões
O jogador toma decisões que influenciam no resto do jogo. Em jogos de ação geralmente tal decisão envolve em que direção ir e qual a arma de escolher. Em complicados jogos de estratégia as decisões envolvem construir seu reinado, quais unidades treinar, quando e onde atacar, etc. É claro que suas decisões devem ter algum efeito no jogo. Surpreendentemente, em muitos jogos o efeito das decisões é apenas ilusório. Por exemplo, em alguns jogos não vai importar a arma que você escolher. Isso muitas vezes leva à frustração. É importante que você saiba euilibrar todas as dicisões para o jogo se torne satisfatório.

Jogar um jogo é controlar
O jogador deve se sentir no controle do jogo. E não o contrário. Seqüências ininterruptas em que o controle é tirado das mãos do jogador, que ainda ocorre em muitos jogos, levam à frustração. Quanto mais liberdade existir para o jogador, o melhor será o jogabilidade. Há no entanto uma pegadinha aqui. Um jogo também tem surpresas e efeitos dramáticos. Tais efeitos podem ser criados muito melhor se o jogador não está no controle. Por exemplo, em um filme, quando o personagem principal se aproxima de uma porta e começa a tocar uma música. O espectador sabe que algo está para acontecer. Juntamente com zoom na porta, isso pode criar um grande efeito dramático. Mas se o mesmo acontecer em um jogo e no último instante, o jogador decide não abrir a porta, a maioria dos efeitos desaparece e até torna o momento sem noção. Saber até que ponto oferecer liberdade ao jogador é meio dificil, pois muita liberadade torna até o jogo mais díficil. Sempre que você precisar restringir o jogador, tente fazer isso de uma maneira natural. Por exemplo, usar uma cinematic, como fazemos no warcraft.

Objetos e recursos do jogo
Em alguns jogos o jogador controla várias unidades, contruções, veiculos, etc. Enquanto em outros o jogador controla apenas uma unidade, como jogos em primeira pessoa. Além dos objetos do jogo que o jogador controla, normalmente há muitos outros objetos que são controlados pelo computador. Porém os objetos do jogador desempenham um papel muito importante, não se esqueça. Além de controlar objetos o jogador muitas vezes tem que controlar recursos. Isso é comum em jogos de estrategia, quando o jogador tem que controalr comida, ouro, madeira. Mas também em muitos outros jogos que exista recursos para gerir, como munição para suas armas, um escudo que só pode ser usado por um tempo limitado, etc. Deve ser planejar muito bem os recursos do jogo, pois eles são um papel interessante na jogabilidade. E claro, o jogador deve balancear a disponibilidade dos recursos de acordo com a necessidade, tentando assim alcançar um nível de jogo interessante.
É importante lembrar que o jogador deve alcançar esses objetivo pelo esforço dele, pela pratica que adquiriu ao longo do jogo e não pela sorte.

Um jogo precisa de um objetivo
Este é um elemento crucial do jogo. As pessoas querem ganhar o jogo, portanto, deve haver um objetivo a cumprir. Para jogos longos, deve haver também uns sub-objetivos, como passar uma fase, adiquirir um item, etc. Quando o jogador antingir um objetivo ou sub-objetivo ele deve ganhar recompensas. As melhores recompensas são geralmente são objetos do jogo (como armas), novos poderes e até informações úteis.

Então, por que um jogo é bom?
    Você já sabe o que é um jogo, pelo menos um de computador. No entanto lá não fala quando um jogo é bom. Tudo citado acima são elementos que um jogo bom de ter, porém faltou dizer que a criatividade e a inovação são igualmente importantes.
    Como eu disse, este tutorial deve ter-lhe dado uma idéia das coisas que importam ao tentar criar um bom jogo de computador. Mas no final a melhor maneira de aprender é você fazer um jogo e criticar seus próprios resultados.
    Outro conselho é aprender com os erros de outras pessoas. Sempre que você planejar fazer um determinado tipo de jogo, olhe para os jogos similares. Tente jogá-los e ver o que eles fizeram certo e o que eles fizeram de errado. É muito comum ainda ver alguns jogos repitindo os erros de outros jogos.

Créditos ao Mark Overmars que escreveu o tutorial original (em inglês). E também ao gostoso do Bills por ter resumido, quase nada, e ter traduzido.

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