domingo, 29 de abril de 2012

Como Renascer Árvores

Perguntaram ontem no Team Kings, um fórum que frequento, como que faz para renascer as árvores destruidas no mapa. É uma dúvida comum de muitos que estão começando no world editor e, por sinal, uma coisa muito útil para mapas que têm suas árvores constantemente destruidas. Assim vou ensinar como criar uma simples trigger que faça isso com eficácia.


A Trigger


Ontem quando ajudei aquele membro com essa dúvida, falei para ele usar duas triggers. Sendo que por ser em GUI, Uma causava um leak indestrutivel em GUI. Então resolvi reconsiderar e ver se existia uma maneira mais simples de renascer uma árvore. Então consegui chegar numa única trigger mais simples do que eu havia explicado para ele. Eis a seguinte trigger:


Explicando a Trigger


A trigger começa com um evento que detecta quando uma destructible morre. Nas condições você verifica se a destructible é uma árvore. Na trigger de exemplo, eu verifico com um "Or" se é uma das duas árvores de Ashenvale. Se a destructible for uma árvore então a trigger espera um certo tempo (no exemplo foi 10 segundos) e, logo após, renasce a árvore.
Para configurar a trigger é muito fácil. Se voce quiser que a trigger detecte outras arvores apenas adicione mais condições iguais aquelas modificando apenas o tipo da arvores que voce deseja. Se quiser que demore mais ou menos tempo para renascer, modifique o valor do wait.
Estou postando também um MAPA de exemplo. Mas acho que ele nem era preciso.


Até a próxima, meus camaradas.

2 comentários:

  1. Olá, muito bom esse tutorial simples e direto, so tenho uma duvida, se coloco a trigger em um mapa novo (criar nova mapa) ela funciona perfeitamente, mas se eu pego um mapa já pronto (Os mapa padrões do Warcraft 3 mesmo) a trigger não funciona, quebrei a cabeça aqui tentando fazer a trigger funcionar porque eu fazia em um mapa ja pronto , até que decedi fazer em um mapa novo e vi que funcionava perfeitamente. Minha duvida é Como fazer funcionar em um mapa ja pronto do jogo ( Até que o propio World Editor ja fala para os iniciantes pegar um mapa pronto para "começar a brincar" com o World Editor , então acho que não deve ser um bloqueio) se puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai bruno, me desculpe pela demora a responder. Sobre sua duvida, voce configurou as arvores da parte de "conditions" correntamente?

      Excluir